Raízes Ancestrais




16.11 a 30.11.2023
Local: Cine Teatro Brasil - Galeria Maria Stela Pinto


Candomblé

O candomblé é uma religião afro-brasileira cujos rituais, que incluem a comunicação, acontecem em terreiros. Suas divindades, os orixás (masculinos e femininos), representam a ancestralidade, protegem a natureza e são entendidos como espíritos mais evoluídos. 

As comunicações não são feitas diretamente entre orixás e candomblecistas,
 mas por intermédio de um erê ou de uma ereia.

Essas e outras informações podem ser encontradas em Raízes Ancestrais
trabalho de Diogo Pires (o Gil da Casa da Cultura), 
estudioso iniciado no candomblé há 13 anos.



Somos um país de miscigenação (...)
 e não podemos esquecer
 dos nossos irmãos africanos.


 Pinturas, objetos/simbologia, textos e um bate-papo com Diogo nos instigam
 a buscar informações para melhor entendermos o candomblé
 e ajudarmos a combater a intolerância religiosa.


Orixás

Iansã e Exu






Iansã detém todos os saberes, adquiridos em suas viagens de tribo em tribo. 
Ela é a única obá (um dos termos usados para designar um orixá feminino) 
a participar do ritual de egun (mortos)



Iansã é Santa Bárbara no catolicismo



A borboleta
 significa transformação e leveza e é o
animal preferido de Iansã



Exu
O primeiro a se apresentar em um ritual


No candomblé não existe preconceito de gênero





Exu trabalha para os Orixás.
 Ele desbrava caminhos e faz curas.
 
Algumas vezes ele é associado à figura do diabo, 
mas quem é da religião não acredita nisso.

Sem Exu não se faz nada. 
Ele é o amigo verdadeiro. 

Iabá e Oxum


Xangô
Orixá da justiça


 
A machadinha 
representa os dois lados da balança.


A Xangô não se pede justiça, mas socorro.


Bara (ou Elegbara)


Desbravador de caminhos


Oxóssi
Orixá da caça



Representa as florestas


Obaluaiê
Senhor da cura



Na mão esqerda, Obaluaiê traz o xaxará,
 objeto de palha enfeitado com búzios,
 onde são colocadas ervas para a cura. Sua roupa é de palha da costa (material utilizado para confeccionar as roupas dos orixás)



Oxaguiã
Oxalá novo e guerreiro



Oxumarê




Deus da riqueza e senhor do arco-íris, a grande cobra colorida.
A cobra em sua mão esquerda representa a dualidade de gênero: em algumas nações é considerado um orixá feminino; na nação angola, porém, é masculino. Oxumarê pertence à mesma família de Obaluaiê.
  




























Oxum
Senhora da beleza


Oxum tem o domínio das águas doces



Objetos
Simbologias

Máscara



Máscara de madeira, com desenhos
 de um raio e uma adaga, espada curta 
utilizada por Iansã.


Atabaque


Instrumento musical utilizado
 no momento da dança de um orixá.
 
Três são os atabaques utilizados
nos terreiros de candomblé: rum, le e gan.






Cabaça
Símbolo da fertilização 

A cabaça pertence a alguns orixás, principalmente a Exu, o primeiro a ser cultuado. Abrindo-a em duas partes, temos o Orum (céu) e o Ayê (terra).






Ogó de Exu



Cantinho dos pretos velhos 
dos escravos 
sabedoria e paciência



O catinho dos pretos velhos é um elemento da umbanda



Preto velhos são espíritos sábios que voltam aos terreiros (eguns)
 para prestar conhecimento. Nem sempre são pretos,
 mas escolheram se apresentar assim.

Oferenda 
uma forma de comunicação
com os Orixás 


 




Para nunca esquecermos




Andrea (à esquerda), Diogo, Heitor José,
Sonia (entrefotoseletras)

Penha Bernardo (à esquerda), Érica, Gerusa,
Kelly e Rosângela Torres


Roberta (à esquerda), Fabiana, Gil, Régia, Helô, Heitor, Noah (à frente)

Jaderson Chagas

as nossas raízes

Fabiana e Noah Galdino


Resistência

Fiquei muito feliz e surpreso com o número  de pessoas  que estiveram  na abertura  da minha exposição  no dia 16 de novembro,  foi o dobro ou mais  de pessoas que eu esperava.  Foi um saldo positivo. Pra mim, mais do que nunca, foi um ato de respeito e resistência.  Agradeço  a todos os que estiveram presentes e ao blog da Sonia  Thiago.

Diogo Ferreira Pires  ( Gil da casa da Cultura)
__________________________________________________

Diogo Ferreira Pires nos recebeu, no dia 07/12/23, para um bate-papo na Casa da Cultura. São de sua autoria as informações aqui apresentadas.
Fotos: entrefotoseletras

 
Siga-nos no instagram@bastosrt

Comentários

  1. Um show, parabéns Diogo(Gil) e a vc Sonia por esse trabalho incrível de divulgar a Cultura e os artistas alemparaibana!

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    Respostas
    1. Sérgio Costa, é um prazer divulgar a cultura alemparaibana e estar ao lado de pessoas como você e Gil.

      Excluir

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